domingo, 29 de novembro de 2009

Ciclos; Uma historia construída

Texto de FERNANDES,Claudia.de O./Escolaridade em ciclos
1 As justificativas para a implantação dos ciclos eram semelhantes: os processo de ensino-aprendizagem deveria ser contínuo e sem retrocessos e desenvolver-se por meio de metodologia que contemplasse esses princípios, sendo assim, a avaliação deveria ser também um processo contínuo" ( FERNANDES, p. 27 ).

Desempenho em sala de aula em 2009
A metodologia de ensino deve ser desenvolvida de acordo com a capacidade cognitiva de cada aluno, como a avaliação deve ser contínua verificando o desenvolvimento do aluno e sem retrocesso na aprendizagem ,mas sim trabalhar com o aluno suas dificuldades.
Respeitar a capacidade cognitiva de cada aluno é muito importante, pois devemos saber os limites e capacidade física e mental de cada aluno. A medida que desrespeitamos esses limites poderá ocorrer consequências onde pode se desenvolver nesse aluno traumas irreversível como acriança não quere mais ir para escola nem muito menos estudar pois foi cobrada demais , problemas neurológicos e muitos mais .
2
"As diversas experiencias existentes na tentativa de superaçãodo fracasso escolar têm focado mais as mudanças nos sistemas de avaliação e promoção dos alunos do que em uma mudança mais ampla dos currículos, seja na organização do tempo e do espaço escolar, na seleção, na reorganização ou na sequência dos conteúdos [...] " ( FERNANDES, p.29 ).

Desempenho em sala de aula em 2009
Além disso ainda existe aqueles profissionais que não conseguem trabalhar com o sistema de ciclos ,pois uma das minhas colegas de profissão que trabalha na rede Estadual de Rio,confessou que a escola aonde trabalha é regido com o novo sistema mas ela não segue o sistema pois disse que não consegue alfabetizar o aluno nesse novo sistema,continua usando métodos obsoletos para alfabetizar.


3 - Mudanças no sistema de ensino, como é o caso da implantação dos ciclos e da ruptura com a seriação, se não considerarem a cultura escolar, podem gerar alterações superficiais, incapazes de alterar a lógica da organização do trabalho escolar. (FERNANDES, p.49)

Algumas escolas não estão sabendo lidar com a nova mudança, de seriação para ciclos as estruturas curriculares continua obedecendo às normas da seriação só mudando a nomenclatura. Além disso, o projeto político-pedagógico é inadequado ao sistema cultural de determinada área ou região.
Desempenho em sala de aula em 2009
Realmente algumas escolas da rede pública visa aumentar o índice de aprovação para obter premiações ou verbas do governo de estado na qual são liberados para o desenvolvimento de projetos educacionais mais a realidade que nem todas usam de maneira devida as verbas.Deveriam ter um órgão público que fiscalizasse a utilização desses recursos que realmente possam ser utilizados para a melhoria da educação.


4 -
" [ ] com o avanço das tecnologias da informação, conjugado ao avanço dos estudos pedagógico Desempenho em sala de aula em 2009
Falar hoje do sistema construtivista com recursos tecnológicos e profissionais adequados e qualificados é meio complicado pois muitas das vezes a escola até possuem algumas realmente são desprovidas até mesmo material didático quanto mais terá disponível recurso tecnológicos em sala e ainda tem aquelas escolas que são saqueadas por vândalos roubando o pouco recurso que há disponível.
s com a predominância dos princípios construtivistas para a aprendizagem, revelando tempos e ritmos distintos para a aprendizagem dos indivíduos, já se faz sentir que a escolarização tal qual está organizada não contempla mais os espaços e os tempos da sociedade contemporânea.. Temos uma lógica que vem se transformando. A escola vive um momento de conflito e de mudança de paradigmas em seu interior “(FERNANDES, p.53)”.

5." [...] com o avanço das tecnologias da informação, conjugado ao avanço dos estudos pedagógicos, com a predominância dos princípios construtivistas para a aprendizagem, relevando tempos e ritmos distintos para a aprendizagem dos indivíduos, já se faz sentir que a escolarização tal qual está organizada não contempla mais os espaços e os tempos da sociedade contemporânea. “Temos uma lógica que vem se transformando.” (FERNANDES, p.53).

Desempenho em sala de aula em 2009
A escola ainda hoje mantém um pouco a tradição quanto aos recursos tecnológicos, aos poucos ela vem enfrentando essas mudanças. Mas mesmo assim há certos obstáculos :1º a formação dos profissionais de educação não estão qualificados para lidar com recursos tecnológicos;2º não há investimento desses recursos em todas as escolas,3º a própria cultura na qual as pessoas tem sobre a escola que ainda pensam que uma boa aula , é aquela tradicional do deposito de conteúdo como era no seu tempo na escola .Falar hoje do sistema construtivista com recursos tecnológicos e profissionais adequados e qualificados é meio complicado pois muitas das vezes a escola até possuem algumas realmente são desprovidas até mesmo material didático quanto mais terá disponível recurso tecnológicos em sala e ainda tem aquelas escolas que são saqueadas por vândalos roubando o pouco recurso que há disponível.

Um comentário:

  1. Noemi, seus comentarios estão interessantes, porém, seria bom que você fizesse uma contextualização dessa atividade. Além disso, seria interessante que fizesse alguns vínculos com a realidade...Ok?

    ResponderExcluir