sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Memorial Escolar


Na educação infantil cursei o Jardim I e II e o C.A no Instituto D.Pedro II entrei com quatro anos foi tranqüilo a única dificuldade que tive foi na coordenação motora .Até hoje sou atrapalhada com coisas manuais.Na Escola Estadual Manoel Joaquim Salgueiro no de 1986 aos 7 anos ingressei na 1ª série do ensino fundamental a escola não tem espaço para recreação fazíamos na rua ,uma das minhas professoras da 3ª série era muito antipática com alunos de cor ,usou a sua autoridade e me reprovou em uma disciplina.continuei nessa escola até a 4 ª série .

Depois fui matriculada no colégio Educandário Maria Tenório, esse colégio era particular cursei somente a 5ª série, pois não gostei do ambiente enfim o dono fazia os alunos todo ano de eleição fazer campanha pois ele se candidatava e queria o apoio dos alunos e dos pais.Minha ultima viagem migratória foi no Colégio de Aplicação da FEUDUC,também particular entrei na 6ª série e só sair depois que terminei o 2º grau na qual me especializei em Formação de professores o (antigo normal) .
Uma questão abordada pelos profissionais tradicionais e alguns
Depois da conclusão do curso não continuei os estudos ,comecei a trabalhar na área do comercio senti o desejo em retomar os estudos em 2007,frequentei alguns pré vestibulares comunitários logo em seguida passei fazer inscrições nos concursos os famosos vestibulares que aterroriza qualquer um nas faculdades públicas como UNIRIO,UFRJ e UERJ só que não conseguir ingressar mais não desistir foi em 2008 a grande conquista de ingressar na UERJ no curso de pedagogia.
Na época na qual o ensino fundamental consistia no sistema seriado a forma avaliativa  e os métodos de ensino aprendizado era distinto do sistema de ciclos .O sistema de avaliação era basicamente composto de teste,provas e trabalhos manuscrito ,as notas desses trabalhos eram somados e divididos pela quantidade de exames requeridos no bimestre.Essa forma avaliativa o aluno ficava muito preso a decorar pois tinha a preocupação em alcançar a média exigida ela escola.
O ensino aprendizagem de antigamente comparado com o atual pode se dizer que alguns aspectos deixava um pouco a desejar,alguns conteúdos os professores utilizavam métodos na qual leva- os alunos a decorar e não ter um ensino significativo que leva- se esse aluno a ser um agente reflexivo.Já a proposta do ciclos ampliou essa visão tenta extrair o máximo do aluno a fazer dele um aluno autônomo  e crítico.


Algumas fotos para vocês conhecerem esses momentos:

Minha formatura do C.A no Instituto D. Pedro II:



Minha formatura da 8ª série na FEUDUC:



Na FEUDUC no 2° grau, de onde saí formada como professora no Curso Normal:



3 comentários:

  1. Noemi, seu memorial está muito bacana!! Você poderia focalizar um pouco a parte do curso de Pedagogia... Que tal acrescentar...???
    Ivan

    ResponderExcluir
  2. Noemi, gostei muito do seu memorial... Mas, se puder recheá-lo um pouco mais das impressoes de sua vida escolar, acho que ficará mais substancioso...eheheh...

    ResponderExcluir
  3. Noemi, parabens e obrigada por socialisar seu memorial. Sou professora e muito intressada pela escrita em memoriais e a razão disso é o trabalho desenvolvido no Projeto Asas da Florestania - Ensino Fundamental e Médio na SEE no Estado do Acre.

    ResponderExcluir