terça-feira, 3 de novembro de 2009

A organização da escolaridade em ciclos: impactos nas escolas


O texto da autora FERNANDES,Claudia de Oliveira,refere-se a uma pesquisa feita na rede de ensino no município de Niterói,que adotou em 1994,a avaliação continuada ou seja a não-retenção.Quando a escola ainda estava organizada no ensino fundamental de 8 anos num regime seriado.

E dentro dessa pesquisa houve várias mudanças na implementação do ciclo, sendo que algumas não obtiveram resultados positivo com isso a equipe administrativa da escola juntamente com os professores foram formulando mudanças.

É verdade, para obtermos sucesso na mudança de um sistema para outro, não depende somente de mudar a nomenclatura e sim a ordem estrutural.

Alguns autores explicito no texto ,fala sobre isso, um deles é Arroyo, 1999 – diz que a organização da escola em ciclo não basta apenas trocar pontos superficiais, e sim mexer com a estrutura, como organização espaço-temporal, estrutura curricular e avaliação como também a organização de trabalho.

Outro ponto interessante mais que nos leva analisarmos, a questão na realidade, a terceira categoria que fala sobre compromisso, onde o professor deve adotar uma postura de comprometimento com a escola e os alunos. Vários aspectos foram observados tais como a violência em torno da comunidade, as condições socioeconômico dos pais dos alunos.

Como trabalhar em uma escola cercada pela violência do tráfico de drogas?

Devemos observar que uma instituição de ensino com 636 alunos só do ensino fundamental, onde professores trabalham coagidos com medo da violência é muito difícil e delicado, realizar projetos se constantemente os professores desistem e vão embora.

E o texto relata a maioria dos profissionais que ficavam exercendo a atividade eram professores com mais de 25 anos de magistério, os recém formados desistiam.

Outro fator importante é o trabalho em equipe ,não adianta ter um ótimo projeto e na hora não ter uma equipe de qualidade.

Um dos depoimentos que mais chamou atenção foi que na escola o conteúdo não mudou era a mesma estrutura independentemente de serem turmas heterogêneas. A questão é só mudou a aparência.

A avaliação também é uma grande questão na escola organizada em ciclos, os pais ficam desesperados com sentimento que o filho não está aprendendo e os alunos acham que não precisa estudar e o professor fica desmotivado em aplicar uma avaliação adequada.

O processo de avaliar tem como objetivo, a busca para medir e interpretar conhecimentos habilidades e atitudes dos alunos, mas não pode só se limitar a momentos especiais ou pontos isolados. É preciso refletir o aluno como um todo.O professor procura registrar resultados obtidos no dia a dia do aluno para que no final possa realizar uma justa avaliação integral de cada aluno individualmente.

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