quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Entrevista sobre o sistema ciclado

                               UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – UERJ


                                FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE

ENTREVISTA

Com a Pedagoga

Eva

A ORGANIZAÇÃO DA ESCOLARIDADE EM CICLOS: IMPACTOS NAS ESCOLAS



Os ciclos não são mais propostas isolada de algumas escolas, a nova LDB os legitimou e estão sendo adotados por muitas redes escolares, inclusive nas redes municipais e estaduais. Com base nesta nova proposta de organização estaremos entrevistando profissionais de educação conceituados na área.



Noemi: Como é uma escola organizada em ciclo. E qual é a diferença entre um sistema de escola seriada do sistema de ciclos?

Eva: A escola ciclada está organizada em grupos de três anos para dar conta de um currículo. E a principal diferença do sistema de seriação da ciclada é a continuidade de conteúdos de um ano para outro.

Noemi: Se a escola pretende implantar o sistema de ciclo; quais providências devem ser tomadas, quanto ao conteúdo, avaliação, aprovação e reprovação dos alunos?

Eva: Umas das primeiras providências é a estruturação física da escola como é preciso dispor que todos os espaços funcionem esteja adequadamente organizado, como salas de vídeo, biblioteca, apoio (mais profissionais), brinquedoteca, quadra etc. E depois material humano, vários profissionais para não sobrecarregar só o professor.

Noemi: Em quais condições as crianças ingressam nas escolas com sistema de ciclos. Algumas delas ingressam com algum conhecimento ou não?Eva: A maioria ingressa sem nenhum conhecimento do mundo letrado como fonte de informação. E o pior são os responsáveis que não entendem o sistema de ciclo e ainda vêem como escola de qualidade a seriação na qual reprova.

Noemi: Como é a formação dos educadores em uma escola de sistema de ciclo que visa o desenvolvimento humano. Eles são treinados e requalificados para implementação em sala?Eva: Sim, mas ainda não acho bem organizado essas qualificações acabam por não atingirem a realidade do dia- à – dia da escola.

Noemi: Quais são os critérios que devam ser adotados para um bom desempenho do aluno numa escola em ciclos? Eva: Que a estrutura escolar proporcione as mais variadas metodologias de ensinos para conseguir despertar no aluno o desejo de busca pelo aprendizado.

Noemi: Como é feito o planejamento, as metodologias de ensino. E como são realizados os projetos para alfabetização dos alunos que não conseguiram atingir as metas?

Eva: cada escola planeja da melhor maneira possível a recuperação paralela só que ainda falta organização e apoio para que possa atingir as metas.



Noemi: O que fazer com alunos que ingressa na escola com idade avançada a determinado ano. Por exemplo, a idade certa para ingressar na escola organizada em ciclo é de 6 anos no (1º ano), ou seja, como acabar com a defasagem de idade - série?

Eva: o aluno deveria ingressar no ano apropriado a sua idade, desde que houvesse um apoio para estes alunos em outro horário.

Noemi: Quem dará conta da organização das escolas em ciclo. E como definir as competências, incumbências e o perfil ideal do professor?

Eva: o educador deve ser dinâmico, criativo com muita vontade de ensinar e aprender, mas não deve ser sobrecarregado por isso.

Noemi: Antes de organizar os cursos é definido o perfil. Que cursos, matérias, carga horária são necessários?

Eva: sim, mas nem sempre é bem organizada.

Noemi: E como são as relações dentro da escola entre, professor e professor, professor e aluno, professor e diretor e escola e a família?

Eva: depende muito da escola e do local que atendido a clientela.

Noemi: Como profissional experiente o que você acha sobre a má organização do currículo escolar, seria a causa do fracasso escolar ou poderíamos dizer que a culpa é da diversidade cultural?Eva: a má organização curricular prejudica mas, a estrutura fechada da escola a falta de conhecimento da sociedade de como funciona o ciclo como também a falta de apoio prejudica muito.



Nome da instituição de ensino a qual trabalha.

Prefeitura do Rio de Janeiro




Noemi Achei alguns aspectos respondido na entrevista insatisfatório,quando a pedagoga fala sobre a falta de estrutura física da escola e por conseqüência o sistema de ciclos não vem dando certo ,discordo pois a escola deve está bem equipada mas nada impede do profissional fazer o seu trabalho de acordo com as condições sócio-econômicas da escola, ela também omitiu vários aspectos que poderiam ter sido abordados com mais amplitude,como a relação dos professores e alunos ,sua resposta ao meu ver ,essa relação não é muito satisfatória da sua parte pois no começo de sua carreira ela sofreu bastante descriminação por parte dos alunos e da direção ,por ser negra .


Autor: Abramowicz, Anete; Arroyo, Miguel Gonzalez
Editora: Papirus
Este livro busca mostrar como diferentes são transformados em desiguais. O leitor é convidado a rever a política do fracasso escolar e a conhecer formas de resistência e propostas de uma outra escola, produzida no cotidiano de muitos estabelecimentos de ensino que desenvolvem práticas coletivas bem-sucedidas.
Em um artigo do autor Arroyo que trata do sistema de ciclos e o desenvolvimento humano e a formação de educadores relata que se pretendemos introduzir uma nova prática  no caso o sistema de ciclos deve se ter uma nova metodologia ,um novo currículo ou uma nova organização escolar .A primeira medida seria capacitar os professores para as novas tarefas para que não ocorra o que a entrevistada vem procedendo com seus alunos ,utilizando métodos obsoleto do sistema seriado no novo sistema.Não se trata de acrescentar novas incumbências ,mas criar situações coletivas que propiciem cultivar o papel ,valores e saberes educativos na qual cada educador deva ter no seu cotidiano em sua prática pedagógica.

Agradeço a pedagoga Eva, por ter contribuído com nossa pesquisa sobre a nova organização e reforma educacional.

Um comentário:

  1. Noemi, a entrevista só nos apresenta uma riqueza de informações quando o entrevistador "puxa" do entrevistado. As informações estão bastante genéricas. Seus comentários ficaram interessantes, porém, creio que faltou uma relação maior com o que lemos em nossas aulas... Ok? Que tal relacioná-la com alguns tópicos teóricos estudados?

    ResponderExcluir