terça-feira, 22 de dezembro de 2009

ciclos de formação : o que significam?








A reflexão está baseada no texto ciclos de formação: o que significam?
de Andréa Krug
Mostra que os ciclos de formação esta interligados com o desenvolvimento de cada adolescente e crianças em diferentes faixas etárias onde o conhecimento formal também está vinculado com conhecimentos informais trazidos pelos educandos no seu cotidiano, embora que muitos professores e escolas não dêem muito importância com esses novos aspectos e realidades vividos pelos alunos.
No primeiro cartaz – é uma pequena introdução do significa o ciclos de formação, onde trabalhas com as fases de desenvolvimento de cada aluno. O conteúdo escolar é planejado de acordo com a realidade vivida e percebida em determinadas comunidades. Embora que nem todas escolas e profissionais educacionais se preocupam com essas realidades do cotidiano do educando.
    O segundo cartaz – trata- se da transição entre o sistema seriado para o ciclado,com essa mudança há uma nova organização estrutural do currículo;
    O terceiro – aponta as diferenças existentes no sistema de ciclos ,o primeiro aspecto é a proposta político – educacional a organização do espaço e tempo na escola.O segundo aspecto e o regimento adequado para cada tipo de escola .dependendo de sua localidade;
    O quarto – refere- se as contribuições dadas pela antropologia cultural. na qual estão interligadas no ensino aprendizagem como também o ciclos de formação está inserido no contexto cultural de cada aluno ,as atividades escolares também adequadas a esse contexto.Vygotsky em 1995 destacou a relação entre os conceitos cotidianos ,conhecimentos informais nas quais as crianças obtém no seu dia a dia (aprendizagens informais) e o conceito científico na qual obtemos no espaço escolar . Segundo o autor Vygotsky sobre o conceito espontâneo e cientifico ambos os conceitos se relacionam influenciando constantemente no desenvolvimento peculiares do pensamento a cada nível diferente de cada criança. Esse desenvolvimento de ambos conceitos é um processo que envolvem condições externas e internas no inicio da idade escolar a função intelectual possui um papel na qual a atenção da criança passa ser voluntária e a memória que é mecânica passa para a lógica .
    Os conhecimentos culturais e situações problemáticas vivenciados no cotidiano quanto a relação positiva estabelecida na vida fora da escola são importante como indicadores de desenvolvimento do aluno. A cultura permeia a aprendizagem escolar como também influencia as ações na escola.
    No quinto cartaz- Confirma essa ruptura da escola seriada para ciclada cujo a escola ciclada é formada por turmas por idades e não pelos conteúdos adquiridos pois dificultam o aprendizado ,com a defasagem de conhecimento será maior o nível de intercâmbio entre eles.A escola tradicional já não tinha essa visão achava quanto maior o nível de conhecimento anterior maiores a chance de aprendizagem.
    Segundo Wallon partidário a renovação pedagógica na qual a educação deve propor-se a formar indivíduo autônomo enquanto seres pensantes e operantes. Anos mais tarde com a reforma francesa Langevin-Wallon propõem:
    * A abrangência de toda organização escolar, dos programas, dos horários, dos exames e das bases sociais do ensino com uma visão de eliminar gradualmente a seletividade econômica arraigada no sistema escolar francês;
    Ele também afirma que a sucessão de idades corresponde a integração progressiva do comportamento ou seja respeitar o seu desenvolvimento conforme a sua necessidade e competência de cognição.Quanto a cognição tiramos lição das contribuições wallonianas,como o progresso intelectual da criança se faz em uma cumulação gradual de representações das coisas...
    Como também a escola organizada em ciclos de formação atende a uma educação de etapas da infância como, por exemplo:
    Uma educação que visa respeitar a totalidade do aluno, sua personalidade e a integridade garantindo o pleno desenvolvimento das disposições e aptidões.
    O sexto – fala se a organização de conhecimentos em uma escola em ciclos onde a perspectiva da teoria é a dialética cujo há uma reciprocidade entre o sujeito e objeto a qual nos leva a transformação concomitante entre homem e mulher com o mundo. Os ciclos de formação propõem atividades e conteúdo a serem direcionadas pela necessidade e percepção de mundo dos alunos;
    O sétimo ponto faz uma relação de formação de ciclos de Porto Alegre com o MEC, como também trata o sistema ciclado visa a pratica e possibilidades estrutural com trabalhos coletivos organizados a partir da realidade de cada comunidade e instituição. O MEC quando trata de ensino fundamental no seu planejamento político-estratégico afirmam que seu procedimentos são diagnósticos e apontam como raiz dos problemas educacionais brasileiros como, a falta de vagas, há evasão escolar ,há repetencia, professores mal treinados e mal pagos .Para o ministério de educação uma qualidade de ensino engloba o acesso da criança ,o progresso desse aluno e o sucesso do educando na escola













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