quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Rompendo com a escola seriada



Rompendo com a escola seriada

Fonte MAINARDES, Jefferson. reinterpretando os ciclos de aprendizagem.SP: Cortez ,2007 p.53-77

A escola ciclada não é nenhuma novidadJustificativasA emergência da e pois nos anos1930 o ciclo já existia na reforma Francisco Campos como também na reforma de Capanema conhecida como Leis orgânicas de 1946 na qual era utilizado para designar o agrupamento anos de estudo agora o uso da palavra ciclos para designar políticas de não –reprovação nas séries iniciais não é recente a primeira implantada foi em 1984 como ciclo básico de alfabetização na rede de SP.Como eliminar a reprovação nas séries iniciais não é recente essa ideia surgui no final da década de 1910 e teve inicio no final da década de 1950 .Veremos no quadro comparativo com alguns elementos chaves no período antecedente a 1984 ,a partir de 84 e 1992 a 1998.


 Período
                                                       Elementos chaves
                                                                                                   
1918/1921                                      Promoção em massa


Década de 50                                   Promoção automática

De 1958 a 1984                              Política de não-retenção
1984

 Justificativas

A emergência da escola em ciclos
Ciclo básico de alfabetização
Reduzi a taxa de reprovação e evasão;
Melhorar a qualidade do ensino na escola;
O discurso a partir dos anos 90.
A partir de 1992
Ciclos de aprendizagem e
Ciclos de formação
Diminuir a seletividade do sistema escolar,
Mudar radicalmente a estrutura da escola e do sistema de promoção;
Reduzir as taxas de reprovação e evasão;

Podemos observar que em todas as justificativas o objetivo principal é acabar com a reprovação e evasão escolar sendo que no inicio essa proposta era meramente um jogo político não se tinha em interesse em melhorar a qualidade de educação na qual atualmente temos a preocupação de está bem no índice de avaliação com IDB, a prova Brasil e como também na avaliação internacional o PISA que avalia a qualidade de ensino de todos países.
O presidente Juscelino Kubitschek também era um defensor da promoção automática em 1957 em seu artigo destacava com sucesso em outros países estabelecendo uma relação entre a promoção com o progresso, em sua opinião diminuiria a seletividade e o desperdício de recursos nas escolas. Mas desde o começo sempre houve problemas que refletiram até hoje em nosso sistema educacional como a preparação de professores e a melhoria de infra – estrutura das escolas.
Na década de 50 o pioneiro que recebeu diferentes níveis do sistema progressivo e organização em níveis promoção por rendimento. Já no período de 1958 a 1984, foram abordadas várias experiências de não retenção que foram desenvolvidas no Brasil.sivos em Santa Catarina, essa medida foi implantada em todas as escolas de 1ª e 5ª série depois foram se expandindo para as demais séries.Segundo o autor Perera et al (1984),essa medida não resolveu o problema de evasão e retenção.
Em 1980 foi o período de renovação na educação brasileira pois com o fim da reprovação alunos foram remanejados uma das características da organização em níveis .São Paulo foi a primeira logo em seguida outros estados começaram seguir as variadas características de SP, como Minas Gerais 1985,Pará 1987,Paraná 1988,Goiás 1988 e Rio de Janeiro 1993 o ciclo básico reunia os dois primeiros anos do ensino fundamental.Além disso esses Estados adotaram algumas medidas adicionais tais ,como estudos complementares para estudantes com déficits de aprendizagem, reestruturação do currículo,formação continuada dos profissionais educacionais e principalmente melhores condições de trabalho.
O discurso dos anos 1990, o ciclos de forma mais conservadora ,gerando o regime de progressão continuada como indica na LDB o artigo 23 da lei 9394/96 diz que a educação poderá de organizar em séries anuais, períodos semestrais, ciclos ,alternância regular de período de estudos, grupos não seriados, entre outras modalidades.O regime de progressão continuada foi incluso no art.32 do parágrafo 2º que diz assim: “Os estabelecimentos que utilizarem a progressão regular por série podem adotar o ensino fundamental ,sem prejuízo da avaliação do processo de ensino- aprendizagem observando as normais de do sistema de ensino.Com a aprovação da LDB de 96 o conselho Estadual de educação de alguns estados aprovaram o regime a partir de 98 , essa política tem sido difundida nas redes de ensino estaduais e municipais como no caso de São Paulo.
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