quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Sem reprovação no fim do ano letivo

Desempenho em sala de aula em 2009
Desempenho em sala de aula em 2009



Ano de
Escolaridade 2° bimestre 3° bimestre Percentual

4,8
5,2
7,3%

4,5
4,1
-11,5%

4,6
4,1
-11,1%

4,5
4,6
2,6%

O desempenho em sala de aula dos alunos do 6º, 7°, 8°e9° ano de escolaridade nas disciplina de matemática e portuguesa, as notas mias baixas são em matemática veja na tabela abaixo:
No 7° ano o índice foi de 35,1 na nota dos estudantes já no 8° ano esse percentual piorou, isso porque tudo segue uma sequencia .Se este problema não for sanado no inicio ,a tendência é passar esses alunos para outra fase sem saber nada.
De acordo com a secretária Cláudia Costin a aprovação automática seria uns dos motivos que reflete o mau desempenho dos estudantes, mas creio que tudo começa pela base se for má construída evidentemente que as estrutura ficara encalço. Quando falo de base estou me referindo do ensino fundamental nos primeiros ciclos na qual é o 1°, 2° 3° e 4° ano se essa formação for inadequada ou insuficiente com certeza refletirá nos próximos anos.
Com esse novo sistema de fazer um acompanhamento de reforço nas férias das crianças, onde muitas delas passam o dia inteiro brincando na rua sem uma supervisão de um adulto é muito importante e como também o aluno sozinho não vai conseguir fazer a revisão da matéria e muito menos tirar duvidas sozinha .Como a firma o professora Emilio Araújo da faculdade de educação da UFRJ .Como Também a professora Mirian Paúra da faculdade da UERJ,achou a novidade benéfica pois a ideia de reprovar por reprovar não leva a lugar algum na verdade a falha pode estar na própria escola e não no aluno ,eu diria também que a culpa também esteja no profissional de educação Não ético falar o nome da professora mas numa determinada escola a onde alguns alunos na qual eu dou aula de reforço em casa , a mãe desses alunos me relatou que a professora X na sua aula não explicava a matéria e sim só contava da sua vida particular e sua avaliação era através de trabalhos .Uma grande problemática pois o aluno pode pagar alguém para fazer o trabalho ,copiar da internet e o pior sem saber o fundamento ou o sentido daquele conteúdo .

http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI18169-15223,00-E+A+ESCOLA+QUE+TEM+DE+SER+REPROVADA.htmlhttp://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI18169-15223,00-E+A+ESCOLA+QUE+TEM+DE+SER+REPROVADA.html
O endereço acima é sobre uma entrevista sobre o indíce de reprovação no Brasil.

Um comentário:

  1. Noemi, seu portfólio ficou muito bom. Ele evidencia seu percurso no domínio dos conhecimentos relativos à disciplina. Aos poucos, você foi dominando os recursos tecnológicos, bem como a capacidade de refletir de forma fundamentada sobre os temas. Sugiro maior utilização das referências teóricas lidas e discutidas para fundamentar suas opiniões.
    Enviarei sua nota pelo e-mail.

    ResponderExcluir