quarta-feira, 23 de junho de 2010

A Disneyzação da cultura infantil


A indústria de entretenimento com o autor Henry A. Giroux





 Cultura infantil



O texto de Giroux faz uma analogia sobre a indústria de entretenimento da Disney e a relação de caráter estereotipo e preconceituosos na construção de gênero, raça,classe social, casta e dentre outros aspectos referentes a identidade.Entretanto, na visão dos pais e de alguns educadores os filmes animados tidos como educativos onde estimula a imaginação e criatividade, mas o caráter destas estórias amimadas não passa de um mundo de fantasias mas, que reproduz um ambiente adulto incentivando crianças desde cedo a prática do consumismo.

No entanto estas questões passam despercebidas pelos pais e educadores, pois tanto em casa como nas escolas são utilizados como forma de divertimento e no processo de ensino aprendizagem.


O personagem Aladim passa uma ideia contraditória, pois é um jovem que vive de práticas ilícitas, mas vira o mocinho quando se apaixona pela princesa. Ao mesmo tempo um modo de ascensão social, pois a Jasmine, a princesa pela qual ele se apaixona se torna um objeto de desejo imediato.

Além disso, a música de abertura tem um teor racista e violento as pessoas de origem árabe. Parte da letra da música:

“Oh, venho de uma terra

De um lugar bem longe

Onde os camelos passeiam em caravana.

Onde eles cortam nossa orelha

Se, por acaso,não gostarem de nossa cara.

É uma coisa bárbara,mas é o lar.”



A Bela e a Fera retratam a personagem como uma mulher independente, mas considerada estranha pelos moradores por estar sempre envolvida com a leitura. Uma visão de uma sociedade machista, onde a mulher deva ser submissa ao homem e ter as qualidades de uma dona de casa.



As princesas não ficam de fora do caráter preconceituoso das mensagens subliminares na qual perpassam para nossas crianças, a desigualdade social, a questão da cor da pele até mesmo a fator estético; Com isso temos alunos no âmbito escolar com características de uma identidade negativa em relação ao seu grupo étnico a qual pertence, geralmente ocorre com crianças negras.

Encontrapartida a criança branca revela se superior assumindo diversas situações e atitudes preconceituosas, isso ocorre entre alunos de 4- 6anos é quando começam ofender verbalmente seu colegas de classe (negros), atribuindo-lhe um caráter negativo quanto a cor da pele.





Nenhum comentário:

Postar um comentário