CURRICULO
Territórios Contestados: Currículo e novos mapas políticos e culturais. Tomaz Tadeu da Silva/Antonio Flavio Moreira (orgs.) Petrópolis RJ - Vozes 1995 6 ed. J.Gimeno Sacristán ___ in: Currículo e diversidade cultural.p.83-113.
Muito se tem discutido sobre a diversidade nas escolas, entretanto o currículo não abrange adequadamente todos os fatores problematizados no currículo multicultural, referindo se a cultural escolar, mas o currículo voltado em uma visão multicultural vai muito além do que meramente conteúdos exaustivos sem significados para diversidade cultural dos distintos educandos. O multiculturalismo problematiza questões sociais como ( fome,o desemprego, o racismo e a xenofobia ) as consequência do consumismo e desigualdades entre as classes,temas que por sinal incômodos para se tratar em sala ,mas é essa realidade vividas por diversos alunos de comunidades carentes ou não.
É preciso destacar alguns fatores primordiais para o desenvolvimento do currículo na inserção de diversas culturas:
1º A formação de professores;
Os profissionais educacionais atualmente não estão qualificados para trabalhar com essa diversidade e problematizar questões sociais existentes Brasil.
2ºO planejamento do currículo;
Na realidade o planejamento e a estrutura do currículo estão muito ligados ao grupo social dominante, vinculando se a crenças, valores atitudes impostas pela cultura européia.
3º O desenvolvimento de Materias apropriados;
A escolha do material é crucial para execução das aulas, do qual irá tratar de assuntos sociais e discriminatórios. Exemplos bons: é trabalhar com os educandos com vários jornais destacando as principais noticias do tema desejado.
4º A análise e a revisão crítica das práticas vigentes a partir de avaliações e de experiências da pesquisa – ação com o professor;
O professor deve analisar tanto a metodologia, a forma de avaliação e principalmente os recursos a serem utilizados.
terça-feira, 29 de junho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário