terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Quando a escola é de vidro


Baseado no texto: Quando a escola é de vidro com a autora Ruth Rocha.


A realidade na qual temos hoje de escola é bem diferente das escolas tradicionais do sistema seriado, onde os conhecimentos eram a base de decoreba e imposto aos alunos. Atualmente essa visão de escola foi deixada de lado, se trabalha mais com a realidade do aluno e seu conhecimento de mundo .



Olá! Eu me chamo Zeca, esse menino ruivo com um lenço boca. Vocês gostariam de saber por que estou assim? Pois muito bem vou lhes contar essa história:





A escola era um lugar triste sem forma e vazio me sentia um prisioneiro eu a chamava de fábrica de conhecimento, onde as informações eram depositadas de acordo com a norma da escola. Não podíamos fazer muitas perguntas nem ao menos expor nossas ideias.As coisas que era nos passado não havia muito sentido para mim não tinha significado algum.


Meu maior sonho era estudar na escola nova, aonde minha prima estuda essa menina com o dedo levantado, lá todos participavam ninguém era reprimido. Na hora do recreio ninguém ficava preocupado de decorar a lição com medo de teste surpresa, sim porque às vezes quando a turma não se comportava do jeito que a professora e a diretora queriam eram aplicados teste ou prova. Eu olhava da janela de minha escolas os outros meninos brincando na hora do intervalo e eu aqui vendo minha vida passar diante dos meus olhos com os livros nas mãos decorando tudo ,não que eu acho ruim estudar mas tudo tem seu tempo

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Teve um belo dia !
 Recebemos um novo amiguinho em nossa escola, ele morava na fazenda do meu avô e seu pai trabalhava na lavoura. Coitado de Chico a pareceu na escola justamente no dia em a professora não estava de bom humor .Chico como não estava informado do sistema da professora foi fazer uma pergunta ,nem preciso contar os pequenos detalhes,Chico ficou desolado quando recebeu a nota do trabalho ,zero ele ainda tentou enganar seu pai mais não deu mito certo.Mas Chiquinho não era ignorante ele sabia muito coisas relacionado a vida no campo.;mais a professora não estava nem aí ela queria mesmo que respondesse igual estava no livro.

Um belo dia foi contratado uma nova professora e adivinha, ela veio da escola nova, pois tinha ouvido falar que as crianças daquele lugar não aguentava mais assistir as aulas e combinamos com todos os alunos da escola e ficamos sem ir ao colégio por duas semanas. Evidentemente que os pais foram comunicados ,pois todos saímos de casa normalmente mas ao invés de irmos as aulas ficávamos no lago pescando ideia de quem ? Do Chico e claro.
Os pais foram furiosos na escola reivindicando melhorias drásticas no ensino foi quando professora Zoe sugeriu implantar o novo sistema onde todos podiam aprender espontaneamente. 





Uma questão abordada pelos profissionais tradicionais e alguns
A moral da história, os profissionais da educação devem estar dispostos as mudanças não achando que a estrutural e a organização curricular da sua época poderá ser reaproveitado nos dias atuais. O professor tem que está disposto a se adaptar as novas melhorias ,porque digo isto ouvi de uma determinado professora do sistema público do rio, ela me relatou que não consegue alfabetizar os alunos nesse novo sistema de ciclos continua utilizando métodos do sistema de ciclos.Nesse depoimento pode comprovar que o sistema de ciclos obtém a fama de aprovação automática ,porque muitos profissionais não estão dispostos em fazer o sistema da certo e muito menos preocupado com a metas de desenvolvimentos do aluno.


No texto ciclos de formação da autora Andréa Krug relata que a nova concepção de escola na qual temos atualmente para o ensino fundamental aprendizagem e assim como a  cidadania proõe o agrupamento dos estudantes onde as crianças e adolescentes são reunidos pelas faixa etárias ,diferentemente como no texto da Ruth Rocha que mesmo os alunos não se enquadrando naquele sistema eles eram obrigados a se adaptar.
O ciclos de formação trabalha muito também com o conhecimento informal na qual a criança leva consigo para escola aonde a escola aproveita essa fonte de informação para trabalhar com o conhecimento formal.

2 comentários:

  1. Noemi, este texto pode levar-nos a diversas reflexões, não é mesmo? Faltou fazer relações com os textos que lemos em nossas aulas... Além disso, é fundamental fazer algumas relações com a prática, com o cotidiano... Para tanto, converse com professores, pesquise em revistas sobre assuntos que tratam do dia-a-dia da escola... Ok?

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  2. Você pode me ajudar com um plano de aula em cima do livro,Quando a escola é de vidro.Não estou conseguindo.Meu e-mail.miranda.si@bol.com.br.desde já obrigada

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